Sessão 1 (27/06/2024)

Mód. I - Ferramentas digitais e Inteligência Artificial (IA) para desenhar atividades didáticas.

 Ferramentas digitais e Inteligência Artificial (IA) para desenhar atividades didáticas.

Exploração didática de recursos educativos digitais.

Metodologias ativas para desenvolver competências e literacias digitais.

Conteúdos:

Gamma e Mentimeter; Interagir com You.com

 |Identificar imagens de IA Odd One Out

Duolingo - A melhor maneira do mundo de aprender italiano - https://www.duolingo.com/

Leituras

Livros

A inteligência Artificial a nosso favor - URL Inteligencia-Artificial-a-Nosso-Favor-Stuart-Russell.pdf - Google Drive

Inteligência Artificial - URL  https://drive.google.com/file/d/1DNi9EhQWsi0dVb0mEGvMbRxg548eddWs/view?usp=sharing

Nós Robôs - URL https://drive.google.com/file/d/1rigNQD27jltcUV-bf1UuoU20OnmW0NIB/view?usp=sharing

Estudos
1.
Perceções dos professores sobre IA na educação - URL 

2. Literacia dos prompts - URL

3. Gamificação e Inteligência Artificial: estratégias didáticas nas aulas de Ciências Naturais - URL

Relatório

Shaping the Future of Learning: The Role of AI in Education 4.0 - URL

Atividade: Interação com o ChatBot You.com

Estratégias para Intervenção em Caso de Dificuldade Grave de Atenção
Para lidar com a dificuldade grave de atenção, é essencial adotar estratégias e atividades específicas
1. Objetivos:
o Melhorar a capacidade de concentração e na
o Reduzir a impulso
o Baile
2. Atividades:
o Implementar programas comportamentais para desenvolver áreas com maiores fragilidades
o Aplicar estratégias específicas para melhorar a atenção e concentração.
o Acompanhar o indivíduo em diferentes contextos
3. Metodologia:
o A concepção do plano de intervenção deve ser adaptada;
o A intervenção pode envolver a implementação de programas comportamentais e o uso de estratégias específicas para desenvolver áreas com maiores fragilidades
4. Avaliação:
o A avaliação deve ser contínua e adaptar
o Além das avaliações tradicionais, é importante considerar outras que se considerem uteis.

Tarefas assíncronas 1, 2 e 3 

  1. Criar e estruturar o portefólio digital Blog :: Essencial - IA (webnode.pt) 

  2. Ler pelo menos um dos estudos e refletir sobre a temática - Literacia dos Prompts

  3. Explorar o jogo Odd One Out e fazer um pequeno comentário reflexivo.

IMPORTANTE


Que diz a lei sobre os direitos de autor dos conteúdos gerados por IA? URL

  

Copilot (exemplo) - Fábula original

Prompt - Escreva uma fábula original sobre um peixe e um sapo encontram o amor

**A Fábula do Peixe Dourado e do Sapo Cantor**

Numa lagoa tranquila, vivia um peixe dourado chamado Aurea, que sonhava em explorar o mundo além das águas cristalinas. Perto da margem, um sapo chamado Bardo passava os dias cantando melodias que encantavam todos os habitantes da lagoa.

Certo dia, enquanto Aurea nadava perto da superfície, ela ouviu a voz de Bardo. Encantada, ela emergiu e viu o sapo em cima de uma folha de lótus. Bardo ficou surpreso ao ver a beleza radiante de Aurea e sua escama que brilhava como o sol. Eles começaram a conversar e logo descobriram que compartilhavam o mesmo sonho de aventura e descoberta.

Com o passar dos dias, Aurea e Bardo se encontravam sempre no mesmo lugar. Bardo cantava para Aurea, e ela dançava na água, criando ondas que refletiam o brilho do céu. O amor entre eles florescia como as flores de lótus ao redor.

Os outros animais da lagoa começaram a notar a mudança em Bardo. Ele não cantava mais apenas por cantar; sua música tinha se tornado uma ode ao amor que ele sentia por Aurea. E Aurea, que antes sonhava em deixar a lagoa, agora encontrava alegria nos momentos que passava com Bardo.

A fábula do peixe dourado e do sapo cantor ensina que o amor pode ser encontrado nos lugares mais inesperados e que, às vezes, os sonhos que buscamos estão bem diante de nós, esperando para serem descobertos.


Glossário sobre IA

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora