Sessão 3 (11/07/2024)

Atividade prática para realizar na sessão
1. Escolher o Chatbot: prática para criar materiais (adequar os prompts ao vosso contexto)
2. Prompt 1: Atua como professor, gera uma folha de cálculo de matemática para um aluno do 3º ano. Os objetivos da folha de cálculo são apresentar o conceito de comparação de números e a sua importância na vida quotidiana, melhorar a compreensão das relações numéricas e aprimorar as suas habilidades matemáticas enquanto se divertem. Deve incluir nome e data, objetivo, 3 exercícios diferentes e uma autoavaliação no final.
Prompt 2: Adiciona um exercício 4 sobre ordenação de números e um exercício 5 sobre problemas com palavras.
Prompt 3: Por favor, reúna todas as folhas de cálculo numa apenas.
________________________________
1. Fórmula para um bom comando (Instrução/Prompt)
Função - Personagem (Tu és um professor do ensino básico e secundário (K12)
Resultado - Saída desejada (Gera uma folha de cálculo com perguntas e respostas)
Objetivo - Objetivo do resultado (O objetivo é testar o nível de matemática/ciência/história dos meus alunos)
Contexto - Quem, o quê, onde, por quê (A folha de cálculo é para um alunos do 7º ano)
Restrição - Limitações e diretrizes (A folha de cálculo não deve exceder 10 questões)
Exemplo
Tu és um especialista [função]. Gera [resultado]. O objetivo é [objetivo final]. O conteúdo é para
[contexto]. As tuas diretrizes para escrever são [restrições].
___________________________
2. Interagir com a Chatbot Auxilium para compreender a IA e os Chatbots na Educação.
Exemplo de um comando (Instrução/Prompt)
[Os alunos vão planificar e redigir uma exposição sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, tendo em atenção a nota biográfica redigida pelo próprio poeta. Devem selecionar a informação relevante e produzir um texto de 200 palavras. Vais guiar os alunos para obterem a melhor versão do texto]
Atividade Assíncrona 06 - Apresentação Curipod (exemplo)
Criar uma atividade didática mediada por chatbot, usando a plataforma Collect-chat.
Criar uma apresentação interativa usando a plataforma Curipod.
www.curipod.com (criar)
www.curi.live (jogar)
"O cato quer mimos" de Ana Ventura e Alberto Faria - Curipod
Interessante. São inúmeras as potencialidades desta ferramenta. Uma grande ajuda na aprendizagem dos alunos, motivando-os e mantendo-os mais atentos e concentrados.
Tenho ainda muito que explorar.
Conteúdos
MagicSchool - IA para professores | Curipod - uma plataforma para criar aulas interativas.
Os chatbots como ferramentas de aprendizagem [collect-chat, fobi.io] - Exemplo com Collect-chat | Exemplo com Fobi | Duolingo | Kahn Academy |
ClassPoint - Questionários interativos e Gamificação | Dar vida aos desenhos dos alunos URL | Criação de vídeos com IA - Vidnoz AI

Trabalho assíncrono
Guia para ensinar a fazer resumos usando instruções (Prompts).
Atividade: Partilha de novos prompts
GROG
Aqui está uma atividade para criar conjuntos de perguntas sobre o tema "As horas" com diferentes níveis de dificuldade para atender às necessidades de cada aluno:
**Atividade: Conjuntos de Perguntas sobre "As Horas"**
**Objetivo:** Criar conjuntos de perguntas sobre o tema "As horas" com diferentes níveis de dificuldade para personalizar a aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno.
**Passo 1: Definição dos Níveis de Dificuldade**
Divida os alunos em três grupos:
* Grupo 1: Iniciantes (nível básico)
* Grupo 2: Intermediários (nível intermediário)
* Grupo 3: Avançados (nível avançado)
**Passo 2: Criação das Perguntas**
Crie perguntas sobre o tema "As horas" com diferentes níveis de dificuldade para cada grupo. Aqui estão algumas sugestões:
**Grupo 1: Iniciantes (nível básico)**
1. Qual é a definição de hora?
2. Quantas horas há em um dia?
3. Qual é a hora mais tardia da noite?
4. Qual é a hora mais cedo da manhã?
**Grupo 2: Intermediários (nível intermediário)**
1. Qual é a diferença entre AM e PM?
2. Como se calcula a hora em um relógio analógico?
3. Qual é a hora mais próxima da meia-noite?
4. Qual é a hora mais próxima do meio-dia?
**Grupo 3: Avançados (nível avançado)**
1. Qual é a fórmula para calcular a hora em um relógio digital?
2. Como se calcula a hora em um relógio solar?
3. Qual é a hora mais próxima da hora de início de um período de tempo (ex: hora de início de um turno de trabalho)?
4. Qual é a hora mais próxima da hora de término de um período de tempo (ex: hora de término de um turno de trabalho)?
**Passo 3: Distribuição das Perguntas**
Distribua as perguntas criadas para cada grupo de acordo com as necessidades de cada aluno. Você pode também criar conjuntos de perguntas mistos, com perguntas de diferentes níveis de dificuldade para desafiar os alunos e estimular a aprendizagem.
**Passo 4: Avaliação e Feedback**
Avalie as respostas dos alunos e forneça feedback para ajudá-los a melhorar. Você pode também criar um sistema de pontuação para incentivar os alunos a aprender e a melhorar suas habilidades.
Essa atividade permite que você personalize a aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno, desafiando-os a aprender e a melhorar suas habilidades. Além disso, ajuda a desenvolver a crítica e a reflexão, pois os alunos precisam analisar as perguntas e responder de forma adequada.
Modelo de instruções
Um chatbot pode ser o 1º assistente para apoiar: Atividades administrativas | Sintetizar aulas | Criar tutoriais | Brainstorming | Pesquisa |


Chatbots na Educação

Chatbots e os alunos
Como introduzir os Chatbots aos alunos?
#1: Sessão de Grupo
Nesta sessão de grupo, perguntar aos alunos se já utilizaram o ChatGPT. Em seguida, pedir-lhes que expliquem as suas experiências com as suas próprias palavras aos outros alunos.
#2 Brainstorming para Chatbot
Desenvolver uma atividade para os alunos debaterem ideias para a criação de um Chatbot. Selecionar uma ideia, definir os objetivos e construir o Chatbot diante deles. Depois de testá-lo, partilhar com a turma.
#3: Avaliar os benefícios e limitações potenciais da IA
Criar um Assistente IA para escrever uma aula a explicar os benefícios e limitações da Al. Desenvolver um Quiz Chatbot para avaliar a compreensão dos alunos sobre os assuntos.
#4: Sessão interativa sobre design de chatbot
Realizar uma sessão de Literacia de Prompts de 1 hora, para os alunos criarem e partilharem um chatbot
adaptado aos interesses de um colega.
#5: Al Aprendizagem Baseada em Projetos
Desenvolver um trabalho de redação intitulado 'Como integrar Al na sala de aula'. Para ajudar, criar um chatbot assistente de redação Al que ajude os alunos a redigir as suas composições.
______________________
IMPORTANTE
Ao apresentar a Al na sala de aula, considerar estes quatro elementos principais:
1. Usar linguagem apropriada à idade;
2. Discutir os benefícios e limitações da Al;
3. Abordar as implicações éticas e sociais da IA;
4. Incorporar atividades práticas envolventes.
Ética e segurança

Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem.